quarta-feira, 8 de abril de 2009

Uma troca de cúpula do Banco do Brasil em meio à crise será uma boa jogada?
Entendo perfeitamente a necessidade de baixar o spread bancário (a diferença entre o quanto as instituições financeiras pagam por recursos e o quanto cobram dos seus clientes), mas isso não me parece um bom motivo para tal. Afinal os então administradores do BB poderiam fazê-lo.
Uma opinião humilde sobre o fato? Tinha muito mais coisas por trás disso, não é novidade que o Meirelles (Presidente do Banco Central e um dos principais algozes de Lima Neto) era desafeto do até então presidente do BB. E Mantega (Ministro da Fazenda) não ficava pra trás não.
E ainda vêm co m a história de que foi ordem direta do excelentíssimo presidente da república, hahaha, fala sério! Com relação a isso, fico com um trecho de uma famosa peça de teatro, onde um seqüestrador negocia com os policiais o resgate dos reféns, e em determinado momento ele ameaça matar um refém para cada erro de português, no que a policia tenta chamar reforços e balbucia que chamara até o Lula, o nosso sanguinário seqüestrador da pulos de alegria, quase que implorando para chamá-lo! A platéia simplesmente delirou. Preciso falar algo mais?
Bom, vamos ao que importa, entendo a atitude de elevação dos juros para tentar limitar o crédito em tempos de crise, mas isso fez com que o setor privado fizesse o mesmo, o que ajudou de certa forma a estagnar a nossa economia. Entendo mais ainda as criticas de toda a cúpula do Estado, mas o que não entendo é desarmar (também no meio de uma crise) a diretoria do BB, não seria mais fácil e mais barato simplesmente sentar em volta de uma mesa e conversar? Sabe aquele ritualzinho antiquado chamado às vezes de reunião? Nossos políticos não gastaram uma fortuna com reuniões a fora, (lembram dos prefeitos?), por que não tentar resolver as coisas de maneira mais simples? Pelo menos as ações de nosso querido banco não teriam caído hoje, e não teriam afugentado os investidores. Afinal, queremos trazer dinheiro para o país ou mandá-lo embora? Eu gosto mais da primeira opção e você?
Pra finalizar esclareço que sou um grande fã do Henrique Meirelles, e respeito muito sua trajetória de vida, com certeza uma pessoa de sucesso, seu currículo fala por si, afinal não é qualquer um que chega a presidência do B.C. sem contar a presidência de um dos maiores bancos americanos.
Que amanhã seja um dia melhor para todos, e tomara que eu esteja errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário